ARG – Alternate Reality Game

maio 3, 2009 at 1:19 pm 6 comentários

Imagine que você está acessando, neste exato momento, o site do seu seriado favorito. Então, de repente, no canto direito da página, você visualiza um ícone estranho com um nome bem esquisito. Você clica, é claro! Logo depois, aparece uma frase criptografada e, rapidamente, você acessa o google, desvenda o código e descobre um número de telefone. Minutos depois, você liga e escuta uma mensagem que diz: “Compareça no prédio Jd. Fulano de Tal, no dia 12 de junho de 2009, às 12h. Lembre-se! Você deve usar uma blusa amarela”. A voz explica que nesse prédio haverá um grande desafio, aumentando ainda mais sua curiosidade. Você aguarda ansioso e, num piscar de olhos, chega o dia 12 de junho. Já no local e no dia indicados, você encontra 10 pessoas com blusas amarelas. Seriam outros jogadores? Você não sabe.

Um homem vestido de MIB (Man in Black) informa as regras. Os jogadores poderão utilizar celulares, câmeras, PDAs e outros aparatos eletrônicos (mídias locativas). Logo depois, ele diz qual é o objetivo: passar por um labirinto traçado pelo edifício e desvendar um enigma específico. E qual é o prêmio? Ter o prazer de participar de um ARG – Alternate Reality Game, ou jogos de realidade alternativa.

Os ARGs surgiram em meados do séc. XXI, com uma proposta que combina elementos reais e virtuais. São jogos que vão além do espaço virtual e lembram, em um certo grau, os RPGs live action (jogos narrativos de interpretação ao vivo). Esses Games estão fazendo muito sucesso nos EUA e na Europa, agora começam a ganhar mais atenção no Brasil também. Segundo o pesquisador Luiz Adolfo, especialista em ARGs aqui no Brasil, “os jogos de realidade alternativa podem estimular ferramentas cognitivas na mente humana de modo a aguçar a capacidade de raciocínio dos seus jogadores. Neste caso, porém, acreditamos que o jogador de ARG, diferente dos MMOs, pode desenvolver habilidades específicas para lidar com o conteúdo disponível online, manejando de modo eficaz as novas ferramentas do meio digital e aprendendo a navegar em ambientes eletrônicos complexos”.

Muitas empresas de publicidade estão utilizando este modelo de jogo para desenvolver campanhas que dialogam com o cliente, envolvendo-o em uma trama fictícia. É uma proposta nova, que, de forma indireta (como em um marketing viral), leva uma marca ou um produto específico a ter contato tanto com os jogadores que participam do Game, quanto para as pessoas que, de alguma forma, estão envolvidas com esses jogadores.

Para saber mais sobre ARGs, acesso o siteRealidade Sintética

Vídeo sobre o famoso ARG – The Lost Experience, do seriado Lost.


Vídeo do I Workshop Realidade Sintética de Jogos Eletrônicos, Comunicação e Cultura. O palestrante Luiz Adolfo, fala sobre as etapas de construção de um ARG.


Conheça outros ARGs famosos

Internacionais: The beast (2001), I Love bees (2004), jamie Kane (2004), I am trying to believe (2006), The Dark Knight (2008) e The Lost Ring. Todos com fins de Marketing.

Nacionais: Prenoma (2005), Projeto (2005), Una Passione (2006), Teoria das Cordas (2006-2007), Vigilância Sanitária (2007), Borba Gato (2007), Zona Incerta (2007), Obsessão Compulsiva (2008), Desenrola (2009) e Atemporal (2008-2009).

Entry filed under: Dicas, Resenhas, Vídeos. Tags: , , , , .

Um possível final para Lost O futebol e a telenovela

6 Comentários Add your own

  • 1. Eduardo  |  maio 3, 2009 às 1:58 pm

    realmente, a curiosidade move os desafios…:
    “já que não tenho nada a perder!!”

    Responder
  • 2. carol  |  maio 3, 2009 às 2:05 pm

    Bom, seria uma experiência no minimo, interessante. Mas não gosto deste tipo de desafio, na minha vidinha ja tem muitos rsrsrs

    Gostei do post. ate mais

    Responder
  • 3. Ana Paula Moreira  |  maio 4, 2009 às 2:37 am

    Esse tipo de jogo é muito interessante está aparecendo muito como marketing de filmes e seriados como vc mesmo disse. Sou fã de Lost, acompanho pela internet mas nunca participei dos jogunhos entre as temporadas. Eles estão cada vez mais extrapolando a TV. Acho legal. Parabéns pelo blog. Vi que vc gosta de Lost, vou voltar mais vezes.

    Responder
  • 4. Andrei Vinicius  |  maio 4, 2009 às 2:46 am

    Eu soube desse LOST EXperience….gente que medo no começo do POST quando comecei a ler…ahsuahsuah

    Ahhhhhh se fosse por LOST eu ia sim *_______*

    Seria hiper bacana se infiltrar nessa experiencia…poxa a curiosidade ia ser a sua arma principal! (rs)

    Responder
  • 5. Gerúndio no PopArte « Roteirizando HQ  |  maio 5, 2009 às 3:14 am

    […] Gerúndio no PopArte A primeira tirinha do personagem Gerúndio, criado por mim e Duke saiu no blog sobre arte e mídia Pop Arte, de meu amigo Marcel. A tirinha está abaixo e também pode ser acessado no link https://poparte.wordpress.com/2009/05/05/gerundio-o-adolescente-bipolar/. Aproveitem para dar uma olhada no blog de Marcel, têm muitos posts que valem a pena como o de uma teoria sobre o possível final de lost e um texto sobre Alternate Reality Games (ARGs). […]

    Responder
  • 6. Rafa  |  julho 10, 2009 às 10:33 pm

    Alguém sabe quando será o proximo arg aqui no brasil?

    Responder

Deixe um comentário

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Arquivos

Visitas

  • 74.528 hits

Flickr - Marcel Ayres

qrcode
BlogsBA